Se você está por dentro do mundo da comunicação, seja trabalhando em uma agência ou como membro do time de marketing de uma empresa, você já sabe que existem várias formas de dialogar com o público. O vídeo sempre foi uma das formas tradicionais de comunicação, mas o motion graphics é um tipo inovador.
Para clarear a mente, você pode pensar nesse estilo como uma técnica de animação que não necessariamente segue um enredo, mas que pode ser muito útil quando a ideia é passar uma mensagem de forma simples, eficiente e com baixo investimento em comparação a outros tipos de vídeos.
Achou interessante? Então continue a leitura para entender mais sobre o conceito do motion graphics, como funciona, como pode agregar valor à sua empresa e de que forma ele pode ser utilizado.
Afinal, como funciona o motion graphics?
O motion graphics bebe das fontes do design gráfico, vídeo e cinema e tem uma característica especial: ele usa elementos visuais de vários tipos para compor um vídeo que gera um grande impacto visual.
Para fazer um vídeo nesse estilo, o motion designer junta fotos, imagens, textos e outros tipos de vídeos em softwares especiais como o After Effects e o Cinema 4D para construir a movimentação dos elementos. Assim, fica claro que o motion graphics acompanha a evolução tecnológica.
Como esse estilo pode contribuir com imagem das empresas?
É só abrir o seu feed de notícias do Facebook que você vai perceber que a maior parte dos conteúdos — principalmente os que geram mais engajamento — são vídeos. Não é à toa que o Youtube se tornou um gigante.
Isso quer dizer que as pessoas gostam de conteúdos audiovisuais e, portanto, essa é uma ótima oportunidade para as marcas. Com vídeos, é muito mais simples e rápido passar mensagens que muitas vezes podem ser complexas, como contar histórias, explicar situações ou demonstrar dados.
Muito bem, então você resolve que vai usar vídeos, e que por meio deles vai contar toda a história da sua empresa e ainda fará propaganda dos seus produtos e serviços, mas será que é caro?
Nesse quesito, o motion graphics leva vantagem. O investimento é mais baixo que o necessário para fazer um comercial televisivo, por exemplo. Você não precisa pagar atores, locação e nem equipe de gravação, mas o vídeo continua sendo igualmente eficiente.
Quais são as formas em que ele aparece no mercado?
O grande objetivo do motion graphics é simplificar a compreensão da mensagem, que é transmitida de forma lúdica e chamativa. Veja a seguir algumas possibilidades do uso desse recurso.
Aberturas de programas e novelas
Basta dar uma espiadinha na casa mais famosa do Brasil para ver o motion graphics brilhando na vinheta do programa Big Brother Brasil, mas tudo bem se, em vez disso, você preferir assistir à sua novela favorita e vibrar com essa outra vinheta.
Cinema e produtores
Com certeza você já viu alguma das várias vinhetas tradicionais do cinema, e talvez já tenha ouvido a piadinha “eu acho que eu já vi esse filme” de alguém. Claro que essa técnica também está presente nos filmes, como na abertura de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Clipes
Alguns clipes servem de exemplo, como o da música “Bang” da Anitta ou “Take Me Out” do Franz Ferdinand.
Storytelling nas redes sociais
Um case famoso por sua repercussão foi uma campanha produzida pela empresa responsável pelo metrô na Austrália.
“Dumb ways to die” foi um clipe feito para chamar a atenção dos jovens e fazer com que eles se comportassem de forma mais segura e responsável e assim não arriscassem as suas vidas. O buzz gerado foi tanto que a campanha foi premiada em Cannes.
O vídeo é o estilo de conteúdo mais consumido nos dias de hoje e pode ser bem aproveitado por qualquer marca. O estilo motion graphics aparece como uma solução eficiente, mas que precisa de planejamento e profissionalismo para gerar engajamento e tráfego.
A thanks for sharing produz vídeos de motion graphics, mas também traz a parte de pesquisa e planejamento para que o seu sucesso seja garantido. Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
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