O endomarketing é uma estratégia muito importante para construir a imagem da empresa aos olhos de seus colaboradores. Por meio dele, é possível criar ações internas que motivam equipes, proporcionam mais engajamento e reduzem o índice de rotatividade de funcionários.
A percepção dos funcionários a respeito de seu local de trabalho é repassada para pessoas de sua convivência e esse feedback ajuda a medir a satisfação dos colaboradores e o amor pelo o que fazem. Por isso, é preciso muito carinho e cuidado para desenvolver boas práticas.
Uma das maneiras mais interessantes de se trabalhar a estratégia é com o uso do vídeo endomarketing. A alternativa vem ganhando destaque e é por isso que hoje queremos mostrar como ela pode fortalecer uma empresa. Vamos lá?
O que é o vídeo endomarketing?
Hoje, vivemos em uma época em que a produção de conteúdo pode ser otimizada com a ajuda da tecnologia. As pessoas, incluindo os colaboradores de uma empresa, estão cada vez mais conectadas e buscam maneiras de agregar conhecimento e divulgar suas habilidades nos meios digitais.
Sendo assim, é totalmente viável adaptar o endomarketing a essa realidade, por meio de vídeos. Com uma boa mensagem, o repasse de informações e ensinamentos pode gerar resultados incríveis e fazer com que a equipe sinta-se mais interessada em realizar suas atividades.
Quais são suas formas de aplicação?
Assim que novos funcionários ingressam no quadro da empresa, o vídeo endomarketing já pode ser usado. Essa é a melhor maneira de explorar o posicionamento da organização, seus setores, seus produtos e serviços e ainda mostrar para o funcionário do que se trata sua função.
A partir disso, ele também pode receber treinamentos em vídeo, para aperfeiçoar seus talentos e aprender coisas novas, e acessar tutoriais, que mostram de forma didática como exercer determinada ação.
Os eventos corporativos também são uma excelente oportunidade para mostrar vídeos condizentes com o tema e enriquecer palestras e workshops.
Quais são os formatos disponíveis?
As ações mais simples e de praxe, como vídeos institucionais, datas comemorativas e divulgação de resultados, são ocasiões em que o vídeo endomarketing é inserido normalmente. Mas, é possível ir muito mais além: criar conteúdo interno e relevante é importante.
Por isso, algumas opções são vídeos motivacionais com a palavra do líder, informativos periódicos e propostas de atividades interativas que movimentem equipes e setores. O importante é envolver o colaborador, para que ele sinta que faz parte do projeto e da empresa.
O que dizer sobre as vantagens do vídeo endomarketing?
Como você pode ver, a ação é simples e gera muitos resultados positivos no desempenho individual e coletivo dos empregados. Porém, existem outras vantagens ainda mais significativas e efetivas no uso do vídeo endomarketing.
Facilidade de absorção de conteúdo por parte dos colaboradores
Falar, falar, falar. De nada adianta repassar um conteúdo se ele não for interessante. Isso só atrasa o entendimento e a absorção das informações por parte dos colaboradores.
O vídeo endomarketing não traz esse transtorno, pois trabalha com um diálogo mais leve e imagens lúdicas que aproximam o indivíduo daquilo que está sendo mostrado.
Simplicidade para criação de novos conteúdos
A tecnologia permite que muitos conteúdos sejam criados, com o uso adequado de táticas diferentes. Animações, gráficos e interações digitais em tempo real são apenas algumas das opções no mercado. Basta uma boa ideia para transformar um roteiro em um vídeo inovador e construtivo para os funcionários.
Viu só como o vídeo é uma prática rica e diferenciada de endomarketing para envolver colaboradores e transformar a imagem de uma empresa? Aproveite e saiba mais sobre como ele tem sido usado como inovação tecnológica nas empresas!
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