Dentro do audiovisual, os vídeos tutoriais são poderosas ferramentas para distribuir conhecimento prático, além de ajudarem na divulgação do seu conteúdo. Com a era digital, tornou-se muito cômodo e efetivo para as pessoas simplesmente pesquisarem suas dúvidas na internet e obter respostas rápidas.
Com o avanço e estabelecimento dessa prática, ainda somado ao fato de que o audiovisual em plataformas diversas – redes sociais – está em explodindo, vem se tornando cada vez mais natural e cômodo que as pessoas busquem vídeos para uma maior proximidade ou maior quantidade de detalhamento dos processos.
Fato é que as buscas por vídeos tutoriais são tendência e vem crescendo, dia após dia. Pensando nisso, preparamos um artigo exclusivo para ajudá-lo na montagem desse tipo de conteúdo, para que você possa, de uma vez por todas, começar a explorar esse mercado. Boa leitura!
Entenda o que é um tutorial
Vamos a um exemplo: este artigo é uma espécie de tutorial, ou seja, um material que estamos disponibilizando com o objetivo de ensinar o leitor sobre algum assunto específico. Mas, por que “uma espécie de tutorial”? Bem, porque um tutorial costuma ser mais detalhado, de forma mais prática e menos teórica.
Você, certamente, já recorreu a um tutorial em algum momento. Pode ser em formato de texto, imagem, áudio ou até mesmo, o foco do nosso artigo, um vídeo.
Conheça as vantagens dos vídeos tutoriais
O primeiro motivo é que a maioria das pessoas tem preferência por conteúdo em vídeo em vez de texto. Listamos algumas outras vantagens abaixo:
o conteúdo visual é mais atrativo e facilita o entendimento;
maior proximidade, o que cria dinamismo e gera conforto no expectador;
alcança muito mais pessoas e, portanto, gera mais engajamento;
maior agilidade de publicação, no sentido de facilitar o acesso ao conteúdo, pois está disponível em várias plataformas e é um conteúdo mais versátil;
gera mais vendas;
tem um posicionamento orgânico melhor em buscadores, segundo dados que apontam que páginas com vídeos são 53% mais propícias a receber cliques no Google;
entre outras.
Agora que você já conhece algumas das vantagens, devemos aprender como escolher um tema!
Estabelecendo o conteúdo próprio
Existe uma infinidade de possibilidades; porém, o recomendado é que você trabalhe com um conteúdo que goste e já tenha algum nível de afinidade para, desse modo, transmitir mais confiança.
É necessário que esse conteúdo seja relevante para o seu público – ou clientes – para que o vídeo obtenha uma maior chance de sucesso, como um curso de uso sobre um determinado produto que você vende ou o preparo de uma videoaula, por exemplo.
Vale lembrar que esse tipo de conteúdo pode ser usado tanto para o público externo – consumidor –, quanto para o treinamento interno de uma empresa para explicar funções, uso de equipamentos, procedimentos internos, sistemas corporativos, entre outros exemplos de uso.
Obtendo um resultado profissional
Diversas práticas influenciarão no resultado do seu trabalho e na capacidade que ele terá de gerar engajamento ou vendas.
Além disso, é importante citar que é recomendado estudar o processo, estabelecendo estratégias para o futuro e, caso julgue necessário, buscar ajuda de empresas especializadas na área do audiovisual. Esse tipo de serviço costuma ter bom custo-benefício e pode ser a solução que gerará o retorno ideal para você.
E agora, sente-se mais capacitado para pensar nas suas próprias estratégias para o futuro e adentrar um pouco mais na área dos vídeos tutoriais?
Se gostou do nosso artigo, aproveite e entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos serviços oferecidos!
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