Não há dúvidas sobre a importância de treinar vendedores para que tenham um bom desempenho profissional e, consequentemente, tragam bons resultados para a empresa. Mas temos que admitir: nem sempre o aprendizado tradicional, dentro de uma sala às 7h da manhã, é o mais divertido e motivador. Pensando nisso, muitas empresas têm apostado no formato de vídeo para fazer o treinamento da equipe de vendas.
Além de trazer ótimas oportunidades para difundir maior volume de informações em relação aos treinamentos presenciais, o conteúdo em vídeo também tem várias vantagens em sua diversidade. Confira algumas conosco, a seguir!
Vantagens dos vídeos no treinamento da equipe de vendas
Padronização
Uma das grandes vantagens de investir no conteúdo em vídeo para treinar os vendedores está na padronização da metodologia de ensino. Isso é importante tanto para evitar divergência de informações — principalmente quando o empresário tem muitas filiais — quanto para fazer com que todos os colaboradores tenham a mesma postura profissional na hora de abordar um cliente.
Baixo custo
Para quem busca reduzir os custos dos diversos processos empresariais, a comunicação audiovisual pode “cair como uma luva”!
Além de não ter a necessidade de destinar recursos para fazer centenas de materiais físicos de treinamento, também é importante lembrar que um vídeo pode ser visto de qualquer lugar — evitando possíveis gastos com o transporte de um gestor que precisa treinar a equipe de uma filial em outro estado, por exemplo.
Segmentação do conteúdo
Conteúdos extensos não costumam ser atrativos. Além de ser difícil manter a atenção no mesmo tema durante muito tempo, o treinamento tende a ficar cansativo e entendiante, o que não colabora para o aprendizado de ninguém.
A partir do uso de um recurso audiovisual, o gestor tem a possibilidade de segmentar um longo treinamento em pequenas partes, a fim de torná-lo mais dinâmico — um programa de 2h, por exemplo, poderia ser dividido em vários vídeos curtos e objetivos de 15 minutos.
Flexibilidade de horários
Por fim, o vídeo de treinamento torna os horários mais flexíveis, afinal, se o conteúdo gravado já foi enviado para o colaborador — ou até mesmo disponibilizado em um site online —, este pode se organizar para assisti-lo no horário em que estiver disponível.
Tipos de conteúdos que podem ser trabalhados com os vendedores
Se você chegou até aqui, deve ter entendido quais são os benefícios de capacitar seus vendedores por meio de treinamentos gravados, certo? Agora, resta decidir sobre o tipo de vídeo que pretende investir!
Saiba que é totalmente comum difundir mais de um conteúdo audiovisual para a equipe, a fim aproveitar ao máximo as vantagens que o recurso tem a oferecer. Sendo assim, escolha aqueles que estiverem mais alinhados aos objetivos da sua empresa.
Entre os principais tipos de conteúdos de vídeos que podem ser destinados à equipe de vendas, podemos citar:
videoaulas;
novidades do mercado;
técnicas de venda;
vídeos tutoriais;
tendências do setor;
entre outros.
Como pôde ver, os vídeos trazem diversos benefícios para a capacitação de seus colaboradores, sendo ideais para modernizar e diversificar o treinamento da equipe de vendas. Agora, basta você definir os melhores tipos de conteúdos para o negócio, elaborar um bom roteiro e começar as gravações!
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