top of page

Vídeos corporativos: é possível incluir os funcionários na sua produção?

É fato que produções de audiovisual geram maior impacto no aprendizado e na absorção de conhecimento e informação, caso o vídeo seja bem construído, se comparado com os formatos de texto. Os chamados “vídeos corporativos”, no entanto, têm inúmeras aplicações e podem ser utilizados de maneiras inovadoras por empresas de todo tipo.

Produções desse tipo são tão diversas que vão desde vídeos institucionais a vídeos de treinamentos, podendo ser sérios ou até divertidos. Pensando nisso, elaboramos um artigo a respeito de ideias e aplicações de vídeos corporativos, em que explicaremos do que se trata e exemplificaremos algumas opções. Tenha uma boa leitura!

Entenda o que é um vídeo corporativo

Vídeo corporativo é o nome que se dá a qualquer tipo de comunicação em vídeo usada para transmitir mensagens corporativas internas ou externas. Uma forma de distingui-lo da publicidade em vídeo mais tradicional se dá pelo seu público-alvo.

Portanto, o vídeo corporativo, em geral, é transmitido para um público específico, diferente do público geral, e pode ser feito no intuito de apresentar resultados financeiros aos interessados ou, simplesmente, para destacar uma iniciativa nova dentro da empresa.

Entre outras diversas aplicações, os vídeos corporativos têm como opção incluir vídeos de treinamento interno, vídeos que apresentam linhas de produtos e serviços, entre outros exemplos.

Conheça alguns tipos de vídeos corporativos

Além de apresentar algumas opções, vamos salientar também quais são as técnicas de produção mais recomendadas para cada temática, portanto, fique ligado!

Vídeo institucional

Trata-se de um vídeo de “apresentação”, que represente a identidade da empresa, sua trajetória e transmita seus valores. A fim de passar a ideia de qual é a sua missão, este vídeo pode destacar seus produtos e serviços, tendo como objetivo gerar uma narrativa alinhada ao branding, um conteúdo que engaje sua audiência, de acordo com a realidade da empresa.

Para inovar na técnica de produção, deve-se esquecer dos modelos institucionais antiquados, nos quais a empresa é filmada sob a voz de um narrador. Hoje em dia, pode-se fazer bom uso das técnicas de Motion Graphics, que consistem em animações 3D e 2D, assim como outros estilos de design, a fim de compor uma determinada cena, apresentando um resultado mais dinâmico.

Vídeo temático

Muito usado em datas comemorativas, como aniversários de colaboradores, dia do profissional ou até em datas comerciais. Este tipo de vídeo contribui para a satisfação dos colaboradores, assim como melhora a organização interna do negócio.

Pode-se fazer bom uso do Motion Graphics aqui também, assim como é possível usar técnicas de composition, com fundos animados e fotos reais mescladas.

Boas práticas

Abandone o ato de mandar recados sobre convivência, dress code ou segurança. Esses vídeos podem ser mais descontraídos e ajudam a amenizar a cobrança, ao mesmo tempo em que impactam mais.

A recomendação é que represente pessoas com animações 2D e 3D com personagens em situações hipotéticas.

Trabalho de cada setor

Serve para apresentar a rotina de uma determinada área ou equipe, a fim de facilitar o engajamento e solução de problemas. Acompanhada de uma boa edição, a técnica de captação de imagens pode ser usada, com áreas filmadas, apresentando nomes, contatos e os cargos diversos.

Saiba onde veicular seus vídeos corporativos

Além das vantagens dos vídeos em si, os canais de comunicação também são bem versáteis. Listamos alguns dos mais comuns que podem ser usados de acordo com os meios que você escolheu. Confira:

  1. e-mail;

  2. blog corporativo;

  3. rede social corporativa;

  4. televisão corporativa;

  5. intranet.

A televisão corporativa é um dos canais de comunicação interna mais interessante, pois permite que todos visualizem o conteúdo com muita facilidade e comodidade, de maneira constante.

Com essas informações em mãos, é possível que você estabeleça as próprias estratégias de vídeos corporativos para fortalecer o seu negócio. As vantagens são inúmeras e pode-se esperar retorno positivo por parte dos colaboradores, que podem ser incluídos de maneira muito mais interessante e eficaz, para ambos os lados, nos objetivos da empresa.

E ai, gostou do texto? Pois, então, aproveite para seguir a gente no Facebook ou no LinkedIn e ficar por dentro de todo o nosso conteúdo futuro!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page