top of page

Veja como usar vídeos motivacionais em treinamentos e no RH

Atualizado: 13 de mai.

O engajamento dos colaboradores está diretamente relacionado ao clima organizacional. Quanto mais envolvidas e integradas as pessoas estão, maior é a motivação e a satisfação. É papel do RH buscar novas formas de gerar esse efeito — e uma solução criativa é composta pelos vídeos motivacionais.

Nos últimos tempos, essas ferramentas se tornaram uma maneira de transmitir mensagens poderosas e com entretenimento na comunicação empresarial. Ao apostar nas melhores oportunidades, é possível colher os frutos com intensidade.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra como usar vídeos motivacionais em treinamentos e no RH!

Inspire os sentimentos certos nos espectadores

Uma das principais características dos vídeos motivacionais é que eles despertam sentimentos. O grande apelo emocional gera um forte engajamento e amplia o interesse, portanto, o ideal é utilizar isso a seu favor.

Se a ideia é suscitar o trabalho em equipe, use uma produção que mostre que as pessoas podem muito mais quando estão juntas. Já se quiser elevar a autoestima dos colaboradores, escolha um que trate de talento e tomada de decisão.

Defina qual é o objetivo e qual é a mensagem a ser transmitida. A partir disso, exiba um elemento que dispare os gatilhos emocionais certos.

Gere reflexão e identificação

Um vídeo pode ser muito atraente ou um completo tédio, mesmo que a intenção seja boa. O que vai fazer a diferença é como a mensagem ressoa com as pessoas e o quanto elas se identificam.

Trazer um de motivação de vendas para a equipe financeira, por exemplo, não terá bons efeitos. Os termos não fazem parte da vivência dos espectadores e o interesse será praticamente nulo.

Por outro lado, um vídeo voltado para o público certo, com perguntas que refletem a realidade e “iscas” logo no começo é capaz de prender a atenção e gerar reflexão. Opte por alternativas com essas características, já que isso permitirá que as pessoas tirem uma mensagem positiva.

Faça com que o momento seja adequado

Já que a intenção é motivar os colaboradores, é conveniente que a exibição dos vídeos motivacionais receba um cuidado especial. Em vez de fazer tudo com pressa ou com pouca preparação, crie um ambiente realmente confortável, atraente e adequado.

Seja para o treinamento ou para a melhoria do clima organizacional, faça com que o momento seja uma fuga da rotina. Torne o vídeo a grande atração do dia, crie curiosidade e transforme o encontro em algo realmente proveitoso.

Depois da exibição, inclusive, vale a pena elaborar pequenas discussões sobre o tema, de maneira em que cada um possa oferecer sua visão sobre o que foi assistido.

Inspire-se em vídeos motivacionais famosos

Não faltam inspirações famosas na internet. O discurso “Connecting the Dots”, de Steve Jobs na formatura de 2005 da Universidade de Stanford, é um bom exemplo. Ele apresenta a trajetória de um dos empreendedores mais famosos e bem-sucedidos do mundo e mostra a relevância de amar o que se faz.

Já o vídeo “Como grandes líderes inspiram ação“, de Simon Sinek em um Ted Talk, aborda as principais características da liderança de um jeito simples.

Enquanto isso, a produção “Pessoas não escolhem sonhos. Sonhos escolhem pessoas” demonstra a importância de sonhar, planejar e agir. Todos eles são fontes de inspiração e podem servir, inclusive, para a sua produção.

Ao criar um vídeo motivacional interno, é possível trazer o contexto da empresa e gerar muito mais identificação. Além disso, é uma maneira de demonstrar a preocupação do negócio com o time e conquistar ótimos resultados.

Os vídeos motivacionais geram sentimentos positivos, melhoram o clima organizacional e favorecem treinamentos e a gestão de pessoas. Por isso, considere contratar uma produtora qualificada para fazer o seu e conseguir os melhores efeitos!

Aproveitando que o assunto de hoje também trata da qualificação, veja a seguir como calcular o ROI de um vídeo utilizado em treinamento!



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page