Você provavelmente notou o quanto a tecnologia tem mudado o cotidiano das pessoas, não é mesmo? A sensação é que todas os aspectos da vida moderna estão sofrendo influência de algum tipo de inovação, tanto na parte profissional quanto na social.
Esse fenômeno é chamado de transformação digital e tem revolucionado a sociedade como um todo. Neste texto, vamos mergulhar a fundo no tema e entender, sob uma ótica comercial, o que precisa ser feito para a sua empresa participar desta mudança. Confira!
O que é a transformação digital?
É uma reconfiguração das relações e atividades que envolvem todos os âmbitos da sociedade, integrando a tecnologia e fazendo-a parte central dos processos.
Para as empresas, esse quadro situacional apresenta desafios e possibilidades. Afinal, a repaginação estrutural demandada é trabalhosa e envolve todos os profissionais, a começar, logicamente, pelos gestores.
É importante ficar claro que estar em harmonia com a transformação digital, no âmbito dos negócios, não é simplesmente ter um site ou criar um blog, mas sim investir e fazer da tecnologia um pilar no qual toda a empresa se apoia.
Por que a transformação digital é importante para uma empresa?
Participar desse movimento não é um simples capricho, mas uma necessidade. O universo corporativo deve se adaptar às condições do mercado. Assim, a cada geração, uma reformatação acontece e precisa ser respondida pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
De acordo com uma previsão feita pela Fast Company, até 2020, 40% do mercado consumidor será composto por um perfil de cliente criado e total integrado, desde muito jovem, à era digital. A chamada geração Z, constituída de pessoas nascidas a partir de 1994, possuem expectativas e necessidades que apenas empresas inovadoras podem atender.
Como uma empresa pode aderir à transformação digital?
Depois de entender o que é e qual a importância da transformação digital, a pergunta que fica é: como incorporá-la ao dia a dia de um negócio?
Cultura da inovação
Uma mudança tão profunda deve atingir todos os alicerces da empresa. Assim, a cultura da inovação deve ser aplicada em todas as atividades, desde os processos internos até a consumação das vendas e atendimento ao cliente: cada fase deve ser repensada com um olhar inovativo e tecnológico.
Essa cultura deve ser incentivada pelos gestores e difundida entre todos os colaboradores. Uma empresa que trabalha dessa forma tem grandes chances de se diferenciar da concorrência ao encontrar melhores formas de atuação e, consequente, melhores produtos e serviços entregues.
Foco no usuário
Ao trabalhar em prol da experiência do usuário, um negócio consegue alinhar seus processos com as demandas e expectativas do público. Assim, a transformação digital ganha uma naturalização processual.
Por exemplo, se os consumidores preferem realizar compras em um comércio eletrônico, a empresa deve realizar essa adaptação à sua estrutura de vendas atual. Dessa forma, é possível que uma marca se mantenha relevante e possa obter ótimos resultados comerciais.
Além disso, uma empresa pode sugerir mudanças e trazer inovações até então impensadas, mesmo pelos consumidores mais modernos. Essa é uma forma de vencer a concorrência e criar uma imagem corporativa de qualidade.
E aí, gostou de aprender sobre a transformação digital? Acha que sua empresa está pronta para essa nova fase? Então assine nossa newsletter e se mantenha sempre informado sobre as novidades do mercado.
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