Você provavelmente já ouviu falar de Search Engine Optmization (SEO), prática que objetiva otimizar o ranqueamento de sites em mecanismos de busca como Google e Bing. Mas já conhece o SEO para YouTube?
Com o aumento do número de usuários e conteúdos compartilhados na plataforma de vídeo mais popular do mundo, as empresas viram a necessidade de criar formas para ganhar destaque. Assim, foram desenvolvidas diversas atividades para aumentar as chances de uma publicação ser encontrada pelos usuários. Confira a seguir!
SEO para YouTube
Quando um vídeo é colocado na plataforma, uma série de informações deve ser adicionada junto a ele. Esses dados vão compor a descrição da publicação, seu título, thumbnail, tags e outros detalhes.
O SEO para YouTube vai mostrar as melhores práticas para não errar em nenhuma etapa de otimização do vídeo. Afinal, são mais de 300 horas de vídeos subidas para os servidores do site a cada minuto! Assim, é preciso trabalhar estrategicamente para vencer a concorrência.
Melhores práticas de SEO para YouTube
O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo, ficando atrás apenas do próprio Google. Confira a seguir algumas técnicas usadas para otimização de vídeos nessa plataforma.
Título do vídeo
Similarmente à sua importância em posts de blogs, o título do vídeo é um fator de grande relevância para o usuário. Assim, ele deve ser atraente, criativo e conter a palavra-chave para a qual se espera aparecer nas buscas. Deve-se optar por um título descritivo e, ao mesmo tempo, sintético — com menos de 70 caracteres. Uma boa estratégia é o uso de frases long tails (cauda longa), aquelas mais específicas de um conteúdo e, consequentemente, menos concorridas.
Descrição do vídeo
A palavra-chave também deve estar presente nessa parte, junto a um resumo do conteúdo. O YouTube usa a descrição — e outros elementos — para determinar o assunto do vídeo e a relevância dele para uma certa busca. Aproveite esse espaço para convidar os usuários a se inscreverem no seu canal e lhe seguirem nas redes sociais. Caso o foco seja levar tráfego para o seu site, esse também é um bom lugar para incluir um link.
Tags
As tags funcionam como palavras-chave de um vídeo. Elas são mais uma ferramenta de categorização do YouTube. Assim, devem ser propriamente otimizadas. A dica aqui é escolher de 6 a 8 tags que tenham relação direta com o conteúdo e também com seu negócio. Você pode até pesquisar os vídeos mais bem ranqueados para uma dada palavra-chave e usar as mesmas tags.
Divulgação
O engajamento de um vídeo é outro fator de relevância para o ranqueamento. Assim, é importante investir na sua divulgação. Algumas ações simples, como o compartilhamento em redes sociais e blogs pode fazer toda a diferença.
Cada vez mais as empresas percebem a importância do vídeo dentro de uma estratégia de conteúdo. Esse fato pode ser notado em uma simples visita à redes como Facebook e Instagram. Portanto, deve-se considerar um investimento na área a fim de atrair clientes e melhorar o relacionamento com o público.
Depois do desenvolvimento do vídeo, o SEO para YouTube entra como uma forma de estender o alcance dessa estratégia e ganhar mais visualizações de forma orgânica. Quer continuar o seu aprendizado? Veja quais são os segredos de um mídia planning online eficiente!
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