Que a mídia online tem dominado o cenário, já não é novidade. Com o crescente número de pessoas conectadas e interessadas em compartilhar e consumir, esse mercado se mantém muito promissor. Mas para não jogar dinheiro fora, é preciso se planejar corretamente. E, para isso, existe o media planning online.
Ele serve como um mapa rumo ao tesouro — no caso, um bom retorno de investimento e impactos positivos para a marca. A seguir, veja quais são os truques para fazer um media planning online eficiente!
Conhecer seu público-alvo
A regra de ouro para qualquer estratégia de mídia é saber com quem o seu negócio está falando. Por exemplo, se você exibir um delicioso vídeo de fast food em uma academia, é provável que tenha mais rejeição do que atração de marca, não é?
Com o media planning online, vale a mesma regra. O tempo online das pessoas é precioso, e o melhor é que você ofereça algo atraente e personalizado. Para isso, busque insights, estudos e avaliações sobre o público.
Tente entender questões como:
idade;
demografia;
comportamento;
contexto, etc.
Assim, fica fácil segmentar e escolher o melhor caminho a seguir para cada grupo de consumo, de acordo com o que os usuários desejam.
Definir bem os objetivos do media planning online
Depois de conhecer o seu público, é o momento de entender qual é o resultado esperado. Se o interesse for aumentar a fidelização, por exemplo, o melhor é adotar uma abordagem de relacionamento, personalização e satisfação.
Se o objetivo for ampliar o reconhecimento de marca e consolidar o branding, por exemplo, é fundamental ter uma postura bem didática.
Sem saber para onde deseja ir, qualquer caminho serve mas, ao mesmo tempo, nenhum vai ser útil! Portanto, mãos à obra: coloque no papel quais são as metas da estratégia e o que a mídia pode trazer. Isso alinha expectativas e ajuda a selecionar as melhores alternativas.
Adaptar o conteúdo para dispositivos mobile
Uma pesquisa, realizada pela Deloitte, mostrou que 87% dos entrevistados possuem um smartphone. Segundo a Adobe, até o final de 2018, 45% do tráfego de internet do Brasil deve ser feito via mobile.
Imagine perder toda a sua estratégia porque ela não funciona corretamente em uma tela diferente. Portanto, prepare-se para o mobile e faça com que o media planning online inclua essa adaptação.
Planejar uma distribuição multiplataforma
Com tudo a apenas um toque de distância, é comum que o usuário navegue com grande velocidade. Afinal, quem é que nunca saiu de um aplicativo e foi para outro rapidamente?
Além de tudo, hoje o usuário assiste televisão, mexe no celular e no computador — tudo ao mesmo tempo. Para aproveitar o máximo da atenção, tenha uma distribuição multiplataforma.
Faça com que os seus vídeos cheguem ao Youtube e outras redes sociais. Isso aumenta o impacto e permite atingir um público mais diversificado.
Lembrar de mensurar os efeitos
Pode até parecer um passo maior que a perna, mas antes mesmo de executar a estratégia, você já deve pensar nos resultados — especialmente em seu acompanhamento.
Se deixar isso para depois, vai ficar difícil fazer análises, como:
o desempenho da abordagem;
o que precisa ser mudado;
o que melhor funcionou.
Portanto, determine as métricas e indicadores, defina os parâmetros de interesse e com que frequência eles devem ser acompanhados. Desse modo, a atuação pode ser otimizada continuamente.
Ao seguir essas dicas, o media planning online vai ser bem mais estratégico e aumentar suas chances de bons resultados. Que tal não perder nenhuma dica para o seu negócio? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!
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