O consumo de vídeos, principalmente online, tem crescido intensamente nos últimos anos. Somente no Brasil, 75% dos internautas assistem a esse tipo de conteúdo com certa regularidade. Contudo, não basta confiar apenas no perfil de espectador do seu público: é preciso atraí-lo. Com boas ideias para vídeos, a tarefa fica mais fácil.
Cada negócio tem suas necessidades e, portanto, as escolhas devem ser feitas segundo os objetivos e o público de interesse. Contudo, há algumas possibilidades que se destacam por sua efetividade.
Quer saber quais são? Então, veja, a seguir, 4 excelentes ideias para vídeos e conheça melhor as principais tendências do ramo!
Tutoriais originais
É praticamente impossível que você nunca tenha se deparado com um vídeo tutorial ou com as famosas receitas que surgem nas redes sociais. As produções no estilo “como fazer” (how to) ou “faça você mesmo” (do it yourself) fazem muito sucesso porque servem para tirar dúvidas.
Elas, assim como os outros, têm uma abordagem útil e que traz efeitos práticos na vida de quem assiste. Ao finalizar a exibição, há um novo conhecimento agregado e as soluções podem ser colocadas em prática.
Trata-se de uma ótima alternativa para mostrar o funcionamento do seu produto, além de gerar diversas oportunidades. Uma empresa de ferramentas, por exemplo, pode ter foco em criar tutoriais de como fazer pequenos reparos em casa com o apoio dos produtos que comercializa. Desse modo, a empresa pode ensinar como os equipamentos mais complicados funcionam e oferecer um novo manual de instruções.
Dicas rápidas
Como o comportamento do consumidor mudou, é preciso ter muito mais dinamismo ao se comunicar com ele. Por isso, uma das melhores ideias para vídeos consiste em oferecer dicas rápidas e que realmente funcionem.
Uma corretora de valores pode mostrar como fazer um investimento em passos simples, enquanto um consultório pode apresentar orientações práticas para cuidar da saúde. O importante é ter uma abordagem prática e objetiva.
Para saber quais dicas apresentar, é interessante pensar em quais são as dúvidas frequentes dos clientes e quais os problemas que enfrentam diariamente. Assim, o material gerará um interesse ainda maior.
Vídeos colaborativos
Ao investir em um blog, o guest post é a modalidade que empresa poderá acessar para publicar um artigo no endereço de terceiros. O importante é escolher alguém com público semelhante, de modo a gerar conexão e tráfego para ambos os lados.
Com a produção audiovisual, isso também é possível. Uma das mais eficientes ideias de vídeos consiste em produzir as collabs, como são comumente chamados os vídeos colaborativos.
Entrevistar um especialista da área em questão, por exemplo, é uma boa alternativa, assim como fazer a produção em parceria com outro negócio. Até mesmo a gravação junto de um influenciador digital (como um youtuber) pode ser benéfica para os seus negócios.
Histórias dos clientes
Uma das maiores vantagens de aproveitar os vídeos para se comunicar é a possibilidade de transmitir emoções. Com uma boa estratégia de storytelling, por exemplo, você será capaz de envolver as pessoas e fazê-las transbordar sentimentos. Como resultado, o engajamento será favorecido.
Para aproveitar esse aspecto, criar produções com histórias dos clientes é muito atraente. Mostre a diferença que o seu produto ou serviço fez na vida das pessoas e trate de envolver o espectador na história. Além de tudo, a produção disparará o gatilho mental de prova social, o que ajuda na conversão desejada.
Ao utilizar essas ideias para vídeos, sua estratégia de comunicação usará o melhor das principais tendências. Assim, fica mais fácil conquistar o espectador e gerar resultados superiores!
Nenhuma sugestão será boa o suficiente se a qualidade da produção não for adequada. Por isso, entre em contato conosco e fale com quem entende do assunto!
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