Você já percebeu como a maioria dos projetos que apresentam bons resultados são frutos de um bom planejamento? Quando falamos da produção de vídeos, ter um roteiro em mãos traz segurança, qualidade, organização e pode garantir o sucesso do material.
Mas para garantir que esse script seja criado da maneira correta, é muito importante prestar atenção a alguns pontos. Neste artigo, vamos mostrar a importância do roteiro para vídeo de marketing. Acompanhe!
Por onde começar?
Antes de começar um roteiro, é fundamental fornecer um bom briefing ao produtor do conteúdo. Esse documento é utilizado na execução de todo tipo de projeto. No caso de um roteiro para vídeo de marketing, é necessário que ele tenha algumas informações específicas, como:
detalhes do produto/serviço;
perfil do público-alvo;
objetivos da empresa;
prazos;
orçamento;
materiais;
formatos;
tipo de abordagem (formal/informal/comercial);
locações (rua/estúdio).
É claro que novas ideias e exigências podem ser incluídas no decorrer do processo, mas é importante reunir o máximo de informações possíveis antes da produção do roteiro. Lembre-se de que só você sabe quais são as reais necessidades da empresa, então, dedique-se bastante ao processo de briefing para garantir um bom resultado com seu trabalho final!
Qual a importância do roteiro?
Reunidas todas as informações, chegou a hora de encarar a página em branco e escrever o roteiro. O principal objetivo desse conteúdo é passar a mensagem central do vídeo de maneira relevante, persuasiva e dentro do tempo determinado.
Além disso, o roteiro tem a missão de engajar a audiência, de modo que a marca conquiste a atenção e a simpatia do público-alvo. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens do roteiro para vídeo de marketing:
Evita erros
Já imaginou a dor de cabeça que seria divulgar um vídeo com informações erradas? A pesquisa também faz parte do roteiro, por isso, é importante se dedicar a esse conteúdo para passar credibilidade e confiança ao seu consumidor.
Ajuda a fugir dos imprevistos
Estamos sujeitos a imprevistos o tempo todo, mas um roteiro pode minimizar as chances de algo dar errado. Trabalhar com o improviso pode causar mais demora na produção do vídeo, além de prejudicar a qualidade.
Deixa o vídeo objetivo
Alguns tipos de divulgação exigem que os vídeos sejam mais curtos, o que traz o desafio de transmitir uma mensagem em pouco tempo. Um bom roteiro vai garantir que o vídeo seja direto, sem ser chato ou incompleto.
Quais os perigos de produzir um vídeo sem roteiro?
As pessoas hoje consomem informação de forma muito rápida e dinâmica. Nesse contexto, a comunicação audiovisual acaba se destacando das demais e, assim como um texto, é de suma importância que o seu vídeo seja conciso, claro e efetivo.
Certamente, não utilizar um roteiro para vídeo vai impactar nos três fatores citados acima e tornar seu trabalho final inconsistente. Porém, tenha em mente que criar um roteiro sem seguir os devidos cuidados também não funciona.
Falhas no processo de planejamento de roteiro trazem prejuízos para o vídeo, como demora na sua execução ou problemas na transmissão da mensagem — o que, obviamente, não é nosso objetivo.
A seguir, vamos citar e comentar alguns dos problemas que a falta de um roteiro bem planejado pode causar. Confira!
Ter uma produção sem sequência
Antigamente, existia no cinema uma limitação na hora de fazer a gravação de alguma coisa, e ela tinha uma relação direta com a possibilidade de o chassi da filmadora suportar certa quantidade de película. Isso levava a um trabalho minucioso de entendimento da lógica cinematográfica para realizar a construção de uma cena.
Hoje em dia, podemos filmar sem a necessidade de parar uma gravação ao meio, graças à tecnologia que nos permite reter na “memória virtual” bastante tempo de gravação. Tal prática se tornou muito visada, principalmente no cinema “cult”, e abre caminho para grandes inovações no uso do plano-sequência.
Entenda que ambas as técnicas requerem um profundo conhecimento teórico e um bom planejamento. As duas devem ser mescladas na produção, mas essa tarefa só é possível se houver um roteiro de qualidade, ou suas cenas ficarão inconsistentes.
Não conseguir calcular os custos
O audiovisual nos permite usar e abusar de nossa criatividade em busca de novas práticas e técnicas, a fim de gerar interesse no espectador e preencher nossos próprios anseios e necessidades como criadores de conteúdo.
Contudo, acaba que a lista de opções e caminhos para se seguir é extensa demais. Sendo assim, da mesma forma que o pintor faz para não se perder no meio daquela infinidade de tons à sua disposição, devemos nos impor limites para evitar custos e poupar esforços.
Um planejamento é crucial para essa prática. Com ele, além de a nossa produção seguir uma linha reta, conseguimos estipular e calcular o seu custo orçamentário parte por parte.
Ter muitos imprevistos durante a gravação
Falta de planejamento gera imprevistos para qualquer atividade no mundo, e estes levam a problemas maiores, desde atrasos a dificuldades orçamentárias.
Determinados erros de produção, como a falta de algum elemento em cima da hora, dúvida sobre o que colocar em uma cena específica, entre outros, podem ser evitados. Para isso, é necessário levantar e organizar informações sobre todos os aspectos da produção com antecedência.
Não ter concisão
Vamos usar como exemplo um texto para a web. Assim como ele pode parecer deselegante, sem precisão ou ser pobre de informação e conteúdo, o mesmo vale para a sua produção audiovisual.
Portanto, planeje-se bem e estabeleça um bom roteiro antes de começar a produzir algo. Afinal, o objetivo principal é oferecermos um conteúdo conciso e relevante para a nossa audiência.
Quais as características de um bom roteiro?
Para que um roteiro de vídeo para marketing seja considerado bom, é importante que ele consiga conquistar a atenção da audiência logo nos primeiros segundos. Quem consome conteúdo na internet se distrai muito facilmente e, por isso, as primeiras palavras merecem um cuidado especial.
Também é importante que a linguagem utilizada esteja de acordo com o público-alvo. Usar gírias, por exemplo, pode dar muito certo para uma audiência mais jovem, mas não cair tão bem nos ouvidos de um público-alvo mais velho. Leve isso em conta para transmitir a mensagem da forma mais eficaz.
Um bom conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para estreitar o relacionamento com o consumidor e trazer credibilidade para uma marca. Se você quer apostar no audiovisual, fique de olho para que esse projeto seja executado da melhor maneira.
E então, agora você entende a importância de um roteiro para vídeo de marketing? Pois aproveite para entrar em contato com a gente, sem compromisso, e conhecer os nossos serviços!
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