A arte de contar histórias sempre encantou o ser humano. Amigos se reúnem em volta de uma mesa para contar causos, mães contam historinhas para embalar os seus filhos; é um hábito natural e cultural.
O Marketing, sempre atento ao comportamento das pessoas, percebeu essa capacidade de atração dos contos e a transformou em uma poderosa estratégia, chamada de Storytelling.
Ficou interessado nessa história? Acompanhe o nosso artigo para saber como utilizar uma boa narrativa no seu plano comunicação!
O conceito do Storytelling
Cada vez mais utilizado e respeitado pelas empresas, o Storytelling se destaca entre as ações de marketing pela sua grande capacidade de envolver e engajar os consumidores.
Por meio de histórias reais (ou tão bem produzidas que parecem verdadeiras), essa estratégia cria uma identificação imediata do consumidor com o seu produto ou serviço, além de fortalecer a sua marca.
Vale a pena lembrar que o objetivo do Storytelling não é, necessariamente, vender. Essa é uma ação criada para emocionar, comover ou engajar.
A criação de um bom roteiro
Assim como toda boa história, que atrai a atenção de seu ouvinte do início ao fim, o Storytelling precisa ter uma estrutura bem definida de princípio, meio e fim.
Comece a introdução apresentando o personagem principal em seu cenário de vida — sempre criando identificação com o público-alvo.
No desenvolvimento, mostre os problemas e dilemas enfrentados por esse personagem, que são os mesmos do cliente.
E conclua mostrando esse problema resolvido — por meio do seu produto ou serviço — é claro. Se for condizente com a sua história, dê um toque de emoção a esse final feliz, aumentando o poder do seu Storytelling.
Como dissemos no tópico acima, deixe a sua marca em segundo plano e concentre-se em cativar o consumidor. Muitos Storytellings de sucesso têm sido amplamente compartilhados nas redes sociaisjustamente por terem o seu foco na bela história contada, não nas vendas. Deixe a marca aparecer de forma discreta, na assinatura, quando as pessoas já estiverem envolvidas.
Um case de sucesso para inspirar
Uma marca que tem criado Storytellings eficientes e emocionantes é a Dove (vale a pena acompanhar a sua comunicação e aprender como se faz!)
Em 2013, por exemplo, a marca criou a campanha “Dove Real Beauty Sketches”, que foi um verdadeiro sucesso, viralizando pela internet afora e lacrimejando os olhos de milhões de pessoas.
Desenvolvido pela Ogilvy, o filme conta a história de mulheres que descrevem as suas características físicas como elas acham que são. Claro que essa imagem que elas têm de si mesmas é distorcida, pois não se acham bonitas. Ao mesmo tempo, outras mulheres são convidadas a analisá-las, descrevendo-as também.
Enquanto essas mulheres falam, um profissional forense, especializado em retratos falados, faz os desenhos. Ao final do filme, é possível comparar como as mulheres se veem (feias) e como elas são vistas pelas outras mulheres de uma forma bem diferente, e bem mais belas.
Agora que você já sabe o que é o Storytelling e como ele é poderoso para a sua estratégia de Marketing, com certeza está ansioso para criar um, não é verdade? Nós podemos ajudá-lo nesse trabalho e em vários outros, com estratégias criativas e produção de conteúdo em vídeo. Entre em contato com a nossa equipe e vamos começar!
Comments