A realização ou a participação em eventos é uma escolha conveniente para a empresa. Por meio dessas situações, o negócio consegue se aproximar do público de interesse e gerar novas experiências. Para que a estratégia seja completa, também é preciso pensar na cobertura de eventos.
O uso do vídeo é uma excelente possibilidade para registrar tudo o que acontece na data. Versátil e eficiente, pode ser usado de diversas formas na comunicação empresarial e oferece ótimos efeitos.
Para entender melhor essa grande oportunidade de mercado, veja quais são as principais possibilidades do uso do vídeo na cobertura de eventos.
Como funciona o processo de cobertura?
Para que os eventos sejam registrados em vídeos da maneira adequada, é preciso encarar diversas etapas. O processo inclui alguns passos para que tudo seja registrado como o esperado. Ficou curioso? Então confira!
Pré-produção
Do mesmo jeito que acontece com a gravação “normal”, a cobertura de eventos exige a pré-produção. Nessa etapa, são definidos os objetivos, quais serão os takes feitos, os materiais utilizados e assim por diante. O planejamento é determinante para que nenhum detalhe seja perdido e para garantir o atendimento às necessidades da empresa.
Filmagens
Logo em seguida, acontecem as filmagens. Elas são feitas com o apoio de materiais para a captação de áudio e com câmeras de boa qualidade.
Essa etapa é crucial, porque exige que a equipe esteja atenta ao que acontece no ambiente de forma ampla. O olhar do time é fundamental para captar as cenas de maior relevância e que representem a data.
Transmissões
Em algumas alternativas de cobertura de eventos, a transmissão ao vivo é uma possibilidade. Ela permite alcançar um público ainda maior além de quem está presente e aumenta a interatividade.
Nesse caso, é fundamental ter a estrutura certa, como a tecnologia necessária para a transmissão. Também é preciso planejar com cuidado o que será apresentado, como uma entrevista ou uma demonstração.
Pós-produção
No caso dos vídeos gravados, a pós-produção é determinante. Ela inclui a edição de vídeo e o tratamento de imagens, de modo a criar uma peça que atende aos objetivos propostos e que tenha excelente qualidade.
Veiculação
Depois que o vídeo é finalizado é o momento de realizar a veiculação do elemento final. Isso significa, por exemplo, fazer a hospedagem das imagens em um serviço online e divulgar o resultado.
Também é possível incluir a exibição de várias outras formas, como interna ou externamente. Desse jeito, a cobertura de eventos é completa.
Quais formatos podem ser usados?
Um dos pontos altos de usar o vídeo para cobrir tais realizações é que ele é muito versátil. Dependendo das necessidades, é possível selecionar determinado formato e aproveitar os aspectos positivos. A seguir, veja quais são as principais opções disponíveis.
Entrevistas
As entrevistas podem ser feitas com participantes, organizadores e até pessoas da própria empresa. Com uma pegada jornalística e informativa, é uma ótima maneira de esclarecer ou apresentar uma estratégia de modo mais completo.
Vídeos para redes sociais
As redes sociais são bons espaços para fazer a divulgação do resultado. Porém, é preciso ter o formato adequado para chamar a atenção e prender o interesse dos usuários. Nesse caso, o melhor é produzir vídeos curtos e com elementos que saltam aos olhos do público.
Release
A divulgação de press release é muito importante para aumentar o alcance da marca e captar novas oportunidades. No entanto, é necessário produzir elementos que conversem com o público do modo certo.
O uso de um formato diferenciado de vídeo, como ao explorar o evento e realizar entrevistas, é um jeito de adotar a ferramenta.
Resumo
O marketing de conteúdo já faz parte da realidade de muitas empresas. Os negócios usam os blogs para se comunicar com os clientes e para consolidar a autoridade de marca.
Para quem usa esse recurso, uma possibilidade é que os vídeos sejam feitos no formato de resumos. Na publicação, os visitantes poderão conhecer tudo o que aconteceu durante a realização.
Cobertura ao vivo
Como dito, a transmissão ao vivo é uma possibilidade para aumentar a integração e a interatividade. Portanto, um dos formatos surge como cobertura ao vivo, com tudo o que acontece em tempo real.
Essa é uma alternativa que faz com que outras pessoas se sintam parte do evento, mesmo à distância. Também pode ser complementada por outros formatos após a realização.
Quais são as vantagens de fazer a cobertura de eventos em vídeo?
Adotar o vídeo para cobrir um evento é algo que traz muitos benefícios para a empresa. Essa abordagem potencializa e gera efeitos além da própria participação. Veja quais são alguns deles e se convença do potencial.
Fortalecimento de marca
Ter uma comunicação robusta é muito importante para a marca. Quanto mais o negócio alinha a sua proposta, melhores são os resultados obtidos. Então, adotar esse recurso de cobertura fortalece a empresa.
O elemento ainda permite que a marca obtenha versatilidade na hora de falar com o público. Também é um modo de reforçar a imagem institucional e de divulgar ações promovidas pela empresa. Assim, é possível se posicionar no mercado de um jeito específico.
Produção de material diferenciado
Outro benefício de fazer a cobertura de eventos com vídeos é que há a produção de um material diferenciado. A participação de cada empresa é única e registrar isso é um jeito de explorar todas as características.
Para completar, é uma forma que foge de padrões dos vídeos que já ganharam o plano de marketing de muitas empresas. Em vez de só investir na apresentação de produtos ou em filmagens explicativas, esse é um meio de criar peças diferentes.
Aumento da visibilidade
O vídeo é um recurso popular e que tem ganhado cada vez mais público online. Inclusive, há 4 vezes mais pessoas dispostas a assistir a um vídeo do que a ler um texto.
Ao adotar esse elemento, portanto, a marca ganha outras chances de obter engajamento e visualizações. Com uma pós-produção de qualidade, terá destaque na produção e ganhará exposição. Com mais visibilidade, surgem novas oportunidades de negócio.
Ganho de vantagem competitiva
Muitas empresas ainda não reconhecem o potencial que a cobertura de eventos por vídeo tem. Com isso, apesar de participarem das realizações, não exploram esse elemento a favor do próprio marketing.
Se o seu negócio passa a usar o recurso, por outro lado, ele aproveita tal lacuna deixada. Então, há um aumento na vantagem competitiva, o que permite que o estabelecimento atinja novos resultados.
A cobertura de eventos com vídeo é uma possibilidade versátil e cheia de bons efeitos. Com bom planejamento e com a escolha de uma produtora adequada, é fácil obter todas as vantagens.
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